quinta-feira, 1 de abril de 2010

01 de Abril-Dia da mentira


Há muitas explicações para o 01 de Abril ter se tornardo o Dia das mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas duravam uma semana e terminavam dia 01 de Abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o Rei Carlos IX de França, determinou que o ano novo seria comemorado dia 01 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria dia 01 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presente esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas com plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de Abril".

No Brasil, o 01de Abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "a mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de Abril de 1848, com a notícia de falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A mentira" saiu pela última vez em 14 de Setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 01 de Abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Alguém que não consegue acertar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também deve sofrer com a má sorte. Se diz também que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado pelo matromônio, ou pelo menos a amizade dela.


ALGUÉM CONTOU ALGUMA MENTIRA ???

(Deixa nos COMENTÁRIOS)


Eu e minha amiga contamos uma mentira para uma outra amiga, que por sua vez não gostou nada!.

- A mentira foi que um menino queria ficar com ela, mais dentro disso contamos toda uma história.

Géh fica brava não, só foi uma mentirinha.

Um comentário:

  1. Kakakaa , eu contei . . .
    disse pra uma amg que o rapaz que ela gosta ia pedir demissão, ela pirou = O na mesma hora , ai no meu alomoço fui no setord dela com 4 folhinhas escritas:
    - bom dia (o nome da minha amg)
    - frase do dia:
    - 1 de abril , dia da mentira
    - = ) Ass. ( meu nome )

    , pensei que ela ia se tocar qe era mentira, mas que nada , durante a conversa ela disse?
    :
    - meooê , o ( nome do rapaz) não pode pedir demissão.

    ai eu falei:
    ( nome da minha amg), é mentiraaaaaaaaaa, tá ficando loira heim . . .

    depois disso, rimos muitãããooooo.

    Valeuuuu o dia!

    ResponderExcluir